Buscar
  • Luciana Adamatti

Se sua empresa não existe no meio digital... Será que ela realmente “existe”?



Sua empresa desenvolveu um produto incrível, que você tem a certeza de que entregará um pacote de vantagens excepcional aos compradores. Esse produto tem a possibilidade de ser um sucesso tremendo de mercado. Porém, para que esse produto possa chegar ao público-alvo, o mercado precisa saber que ele existe, precisa tomar conhecimento de todos estes benefícios, que, por enquanto, somente você, sua empresa, e talvez uns poucos clientes locais, conhecem.


Um produto não se vende sozinho. Para ser um tremendo sucesso, ele precisa de um trabalho que integre seus diferenciais (produto em si), os canais de distribuição (que o farão chegar aos compradores corretos), as estratégias de valor agregado (que definirão seu preço no mercado), e, logicamente, um plano de comunicação consistente (que comunique de forma efetiva e ampla tudo o que ele pode oferecer).


A construção de um bom plano de comunicação, alicerçado nas capacidades da empresa e nos objetivos estratégicos que ela deseja alcançar, são essenciais para o sucesso em qualquer segmento. Tendo o plano claro, inicia-se a construção das estratégias de promoção comercial mais assertivas, com o fim de apresentar este novo e sensacional produto ao mercado.


Ao falar das ferramentas de promoção comercial no mercado internacional, podemos apontar as feiras, as missões empresariais e a viagens de negócios, como meios altamente efetivos. Contudo, são por estas ferramentas que geralmente iniciamos nossa busca de informações sobre um produto ou uma empresa? Não! Atualmente, todas as pesquisas iniciam pelos meios digitais. Precisamos buscar informações sobre o novo produto “X”? Buscamos na internet. Precisamos encontrar novos fornecedores da matéria-prima “Y”? Mais uma vez, vamos à internet em busca de informações sobre este produto. E, como hoje a quantidade de ofertas é gigantesca, acabamos por finalizar nossas pesquisas nas primeiras sugestões que nos são dadas pelo navegador escolhido... E estas sugestões nada têm de aleatórias: tratam-se de anúncios pagos dentro dos buscadores para aparecer para você em primeiro lugar, e ganhar sua atenção.


Então, a pergunta que fica é: sua empresa existe, realmente, nos meios digitais? Pois, a grosso modo, se você não trabalha a promoção de sua empresa e de seus produtos nos canais digitais, através de ferramentas de marketing on line, aos olhos de seus potencias clientes... Você pode não existir. Sem movimentos no mundo digital, a sua empresa pode ser comparada àquela que está localizada numa cidade desconhecida, numa rua sem saída de uma zona isolada, onde nem os Correios conseguem chegar. Importante ressaltar que somente possuir uma página na internet não garante que sua empresa será conhecida: você será somente mais uma empresa num mar de empresas que estão tentando se apresentar. Você consegue perceber isso?


Ou seja: se sua empresa ou produto não estão utilizando as ferramentas de marketing on line adequadamente, aos olhos de seus potenciais clientes, você possivelmente não exista. Numa realidade aonde existem mais de 5 bilhões de smartphones no mundo (GMSA, 2017), para uma população de aproximadamente 7,8 bilhões de habitantes, nos damos conta do quanto estamos conectados. E se sua empresa não está utilizando as ferramentas digitais para se apresentar e se posicionar de forma adequada, quais as chances do seu produto incrível ser conhecido não somente no Brasil, mas no mundo afora?


Este momento pelo qual estamos passando, com regras para distanciamento e isolamento social, mostrou ainda mais a força e importância dos canais digitais para comunicação, promoção e concretização de negócios, em todos os setores. Empresas que já estavam bem posicionadas e preparadas no ambiente digital, como a Amazon, tiveram um de seus melhores momentos de crescimento. Imagine quantas oportunidades foram e estão sendo perdidas pelo simples fato de você e sua empresa não estarem utilizando as ferramentas de marketing on line a seu favor.


Uma coisa é certa, os canais digitais vieram para ficar. E se expandir cada vez mais. Como você está apresentando sua empresa e seus produtos nestes canais? Quais os resultados que você está colhendo através dos meios digitais? O mundo sabe que você existe? Será que seu produto e sua empresa realmente existem digitalmente?

Estes são apenas alguns questionamentos para reflexão, e, quem sabe, reposicionamento de sua empresa e estratégias. Como já foi dito em nossos artigos anteriores: Bem vindo a "nova normalidade"!


Um abraço!

1 visualização0 comentário