Buscar
  • Luciana Adamatti

Marketing on line: um aliado extraordinário para sua empresa prosperar

Por Franciele Reimann


Para muitas empresas, 2020 começou com muitas expectativas. Seria um ano de crescimento, com investimentos em marketing, eventos para lançamento de produtos, feiras, missões comerciais e muitas outras ações que teriam grande impacto positivo nos negócios. Porém, na reta final do primeiro trimestre, em virtude de uma situação totalmente fora de nosso controle, todos os planejamentos precisaram ser revistos e readequados, foi necessário mudar. Poucas empresas previam uma estratégia de contingência, principalmente uma que pudesse prever que o mundo teria que frear e focar num problema até então desconhecido.


No cenário atual da economia mundial, estamos vivendo um momento de forte retração. Estabelecimentos físicos foram fechados e medidas de isolamento social fizeram com que diversas empresas, que atuavam no modelo de negócio "presencial", migrassem para o "online" sem nenhum planejamento, muitas tentando se ajustar para sobreviver até o momento passar. Porém, algumas já se deram conta que esta adaptação forçada também pode trazer resultados bem positivos, dos quais poderão usufruir se conseguirem direcionar seus esforços corretamente.


Um dos resultados dessa mudança de comportamento é a oferta crescente de produtos e serviços no modo digital. Oportunidades existem, iniciativas que apoiam e auxiliam os empresários que estão interessados em buscar novos mercados, também. Uma mudança de estratégia pode aproximar a empresa ao seu público. Você sabe dar a devida importância ao marketing e ao seu negócio?


Não se deixe levar pelo momento de incertezas, o ambiente digital sempre foi propício! Agora, mais do que nunca, investir no marketing digital com foco em captar leads e tráfego qualificados para o seu negócio, principalmente usuários com potencial de compra imediato, apresenta-se como o canal mais efetivo para gerar vendas. E, muito importante, ao operar com sua empresa e produtos nos canais digitais, você estará se fortalecendo para quando o mercado voltar ao "novo" normal. Sim, você está prestes a conhecer um novo formato de consumo.


Neste momento, os meios digitais tornaram-se a única alternativa para muitas empresas que perderam seus clientes. Até mesmo empresas que estavam presentes no ambiente digital enfrentam uma queda na demanda, muito motivada pelo momento de incerteza e excesso de oferta. Sem sombra de dúvidas, para muitos casos, será difícil manter o negócio agora, diante de tantas incertezas na saúde pública e na economia, mas ainda há esperança, um suspiro.


Se você acreditava que antes a internet era importante para o seu negócio, imagine agora! Algumas iniciativas possuem um custo baixo quando comparado aos do marketing tradicional, e todo o empreendedor pode aproveitar o poder das ferramentas digitais para expandir o seu negócio.


A busca de alternativas para vender e gerar faturamento passam a ser mandatórias. Entre elas, exportar e abordar o mercado internacional apresentam-se como caminhos atrativos para promover o seu produto e reduzir os impactos da retração econômica. Esta é uma alternativa interessante para promover o crescimento e novas oportunidades de negócio. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), as empresas buscam o mercado global por 3 razões: Aumentar as suas vendas (72,7%), diversificar riscos (65,3%) e a proteção contra a volatilidade do mercado interno (61,3%). Ou seja: todas justificativas que estão alinhadas com o momento atual.


Desta forma, para que sua empresa e seus produtos ultrapassem as fronteiras e ganhem o mundo, é essencial ter uma boa estratégia de vendas online e um bom plano de comunicação e marketing, principalmente voltados para o mercado internacional. Cabe ressaltar que a exportação está sendo cada vez mais incentivada pelo poder público. Porém, para isso, faz-se necessário ampliar nossos horizontes, analisar melhor nossas fronteiras, visualizar com clareza nossos objetivos e planejar como alcançá-los.


Considerando que o marketing online pode ser uma ferramenta extraordinária para promoção e vendas no mercado internacional, gostaríamos de contribuir com algumas dicas importantes:


- Entenda o mercado que você deseja entrar: cada nacionalidade tem suas necessidades, comportamento, e desejos específicos que muitas vezes são influenciados por sua cultura e história. Deve-se entender qual é a melhor forma de abordar o público. Algumas empresas cometem o erro de usar as mesmas técnicas usadas no Brasil para divulgar seus produtos para outro país. Essa estratégia pode ser uma escolha equivocada.


- Tenha um website competitivo: se a intenção for tornar seu produto conhecido mundialmente e sua marca como uma referência global, seu site precisa apresentar a empresa em outras línguas (inglês já resolve boa parte dos problemas!) e estar preparado para o tráfego internacional.


- Utilize canais de promoção comercial online e marketplaces: canais de venda e promoção comercial proporcionam uma experiência muito mais segura para sua empresa e seu produto, uma intermediação mais eficiente e centralizada. Nesses casos, os valores são muito menores e mais atrativos, visto que as despesas com promoção comercial são divididos entre os participantes das plataformas.


- Utilize as Redes Sociais: provavelmente você já tem o perfil da sua empresa nas redes sociais. Pense em criar novos perfis com referência ao país que sua marca vai atuar, ou então, um perfil global. Isso aproximará os possíveis clientes da sua empresa e ajudará a atrair seguidores do país em que você deseja atuar, além de te orientar sobre a criação de conteúdo atraente para esse público.


- Invista em anúncios: crie anúncios personalizados com base nas informações que o perfil pode capturar sobre o público. Os anúncios são uma ferramenta muito importante quando falamos de marketing digital, e eles podem ser desenvolvidos em diversas plataformas, tanto por e-mail marketing, anúncios Google ou redes sociais. Uma de suas principais vantagens é criar a oportunidade de aparecer para clientes que estão procurando pelo seu produto ou serviço. Cada plataforma opera regras e características diferentes, por isso é importante avaliar e estudá-las de forma individualizada. Em muitos casos, é possível fazer um anúncio com maior precisão para alcançar um público em locais bem específicos e com baixo investimento.


Ou seja: se a situação for visualizada pelo ângulo correto, talvez um problema possa se converter em oportunidade e em novas possibilidades. Estamos diante de uma quebra de paradigma.


Ficou interessado nestas possibilidades? Está se perguntando por onde começar? E, mais importante, está vislumbrando que uma dificuldade possa se transformar em um desafio, com novas oportunidades? Bem-vindo à “nova normalidade”!


Em nosso próximo artigo, estaremos apresentando as vantagens e benefícios do marketing on line, e como ele pode ser trabalhado a seu favor.


Acompanhe-nos em: linktr.ee/tradebrazilcom



1 visualização0 comentário